10 Filmes para quem adora desvendar a mente humana

#1. À Procura (The Captive)
Atom Egoyan- Canadá, 2014 

À Procura fala da infância subtraída, uma criança que desaparece, mais tarde é descoberto que ela foi sequestrada por uma quadrilha de pedofilia online, conhecendo a vitima e os sequestradores esse filme faz uma tortura mental, para a vitima e também os pais. Atom Egoyan  usa esta narrativa para discutir nossa relação com voyeurismo e com a internet, participam do filme atores  consagrados como Ryan Reynolds e Kevin Durand.
  




#2. Se enlouquecer não se apaixone (It's Kind of a Funny Story)                              Anna Boden e Ryan Fleck- EUA, 2010
O filme nos conta como o suicídio pode levar à redescoberta da vontade de viver, um adolescente depressivo que não encontra outra saída, e resolve buscar ajuda em um hospital psiquiátrico, uma comovente historia sobre se ter uma segunda chance. O roteiro conta com a participação de Viola Davis e Lauren Graham.


#3.O Segredo dos Seus Olhos (El Secreto de sus Ojos)
Juan José Campanella - Argentina, 2009
Um drama policial com diferentes rumos em nome do amor, um crime brutal vai se revelando e expondo relações humanas e complexas dos envolvidos, estrelado por Ricardo Darín. O filme venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010.

#4. Quando te Conheci (Equals)
Drake Doremus - EUA, 2015
Nesta distopia, as pessoas convivem pacificamente e supostamente não têm necessidades em um mundo completamente igualitário. As emoções são banidas e consideradas uma doença sem cura. Mas esse arranjo visivelmente purista fica completamente abalado quando descobrem o amor. O amor proibido é um tema super-explorado no cinema, mas as sutilezas neste filme o diferenciam e se encarregam de nos dar uma experiência tão amarga quanto bonita. A trama conta com os astros Kristen Stewart e Nicholas Hoult.


#5. O Começo da Vida
Estella Renner - Brasil, 2016
Este delicado documentário vai às origens da vida para mostrar como nossa sociedade atual repercute os primeiros meses de cada ser humano que aqui habita. A diversidade de maneiras com que podemos existir no mundo reflete os cuidados (ou a ausência deles) que recebemos naquele período de total dependência. Os depoimentos vêm de ângulos diferentes, como pais, educadores, profissionais psi, ativistas e pesquisadores, o que enriquece a discussão.

#6. Conspiração e Poder (Truth)
James Vanderbilt – EUA, 2015
Nada como o poder para revelar os limites - e a ausência deles - nos seres humanos. Baseado em fatos reais, o filme conta os bastidores de uma denúncia jornalística contra o ex-presidente George W. Bush durante a campanha de reeleição, em 2004. Assim que a reportagem é divulgada, opositores começam a questionar sua veracidade. Em tempos de pós-verdade, a credibilidade nas informações é praticamente um verbete nostálgico. Há uma fala de Mary Mapes (brilhantemente interpretada por Cate Blanchett) que define bastante os humores atuais: quando a verdade se revela insuportável e sem sentido, preferimos a ficção.


#7. Cisne Negro

Darren Aronffsky 2010, EUA

É um filme de suspense e terror psicológico americano e estrelado por Natalie PortmanVincent CasselMila KunisBarbara Hershey e Winona Ryder. O enredo gira em torno de uma produção do balé dramático O Lago dos Cisnes, de Piotr Ilitch Tchaikovsky, por uma companhia de prestígio da cidade de Nova Iorque. A produção exige uma bailarina para interpretar tanto o inocente e frágil Cisne Branco, para o qual a comprometida e perfeccionista Nina (Portman) é a escolha perfeita, quanto o malicioso e sensual Cisne Negro, que são qualidades que se encaixam perfeitamente na recém chegada Lily (Kunis). Nina é dominada por um sentimento de imensa pressão quando ela se vê competindo pelo papel, fazendo com que ela perca o senso da realidade e caia num pesadelo vivo.


#8. Ilha do Medo
Martin Scorsese 2010, EUA
1954. Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) investiga o desaparecimento de um paciente no Shutter Island Ashecliffe Hospital, em Boston. No local, ele descobre que os médicos realizam experiências radicais com os pacientes, envolvendo métodos ilegais e anti-éticos. Teddy tenta buscar mais informações, mas enfrenta a resistência dos médicos em lhe fornecer os arquivos que possam permitir que o caso seja aberto. Quando um furacão deixa a ilha sem comunicação, diversos prisioneiros conseguem escapar e tornam a situação ainda mais perigosa.

#9. Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças
Michel Gondry 2004, EUAJoel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) formavam um casal que durante anos tentaram fazer com que o relacionamento desse certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Após saber de sua atitude Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo. Decidido a superar a questão, Joel também se submete ao tratamento experimental. Porém ele acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória os quais ela não participa.


#10. O Solista
Joe Wrigth 2009, EUA - Reino Unido
Steve Lopez (Robert Downey Jr.) é um colunista famoso do Los Angeles Times e vive em busca de uma história incomum. Em um dia como outro qualquer, não exatamente em sua busca por uma matéria, ele ouve na rua uma música e descobre Nathaniel, tocando muito bem num violino de apenas duas cordas. Seu nome é Nathaniel Ayers (Jamie Foxx), um dos milhares de sem teto das ruas de Los Angeles, ex-músico que sofre de esquizofrenia, sonha em tocar num grande concerto e é um eterno apaixonado por Beethoven. Lopez prepara uma coluna sobre sua descoberta e recebe de um leitor, como doação, um instrumento para o músico. É o começo de uma amizade que poderá mudar para sempre suas vidas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

17 DOENÇAS DAS UNHAS

Perigos da Micropigmentação de Sobrancelha (fotos)